sábado, 17 de novembro de 2012

MJ - COMO SURGIU, FUNCIONA E SEU POSICIONAMENTO SOBRE O JULGAMENTO DO MENSALÃO


Movimento Mudança Já recebe pedido de uma jornalista, que está fazendo seu mestrado na Columbia University, de Nova York, e participa de um estudo acadêmico sobre interação entre mídia, política e desenvolvimento no Brasil. 



Questionário: Estas perguntas tem o objetivo de colaborar para a fundamentação de um estudo acadêmico sobre a interação entre mídia, política e desenvolvimento no Brasil, em andamento na Escola de Jornalismo da Columbia University, de Nova York. Desde já agradeço por sua participação e me ponho a disposição para quaisquer esclarecimentos. 
Grata, 
Maria Paula



1) Como foi criada a página no FB?

R-) A página do facebook do Movimento Mudança Já foi criada no mesmo dia em que realizamos uma conferencia via Skype com pessoas interessadas em tocar o movimento, sobre tudo contra a corrupção, mas que não fosse a mesmice dos já existentes e que pudesse proporcionar uma mudança de verdade, junto com os cidadãos brasileiros. Definimos, então, o Mudança Já (MJ) como um movimento apartidário por uma gestão publica descente, educação e cidadania.


2) Trata-se de uma iniciativa particular, ou nasceu do envolvimento de um grupo de pessoas? Com que tipo de relação?

R-) Trata-se de uma iniciativa de um grupo de pessoas, até porque se não fosse, seria apenas mais uma fanpage no facebook, e não é essa a intensão de nenhum dos fundadores do MJ.
      Os fundadores se conheceram na organização das marchas contra corrupção que aconteceram em diversas cidades espalhadas pelo Brasil em 2011, alguns vieram do mesmo movimento, intitulado Dia do Basta, mas por questões de afinidade, e pela busca da democracia, até mesmo dentro do movimento, e por buscarem formas inovadoras e criativas de manifestação, algo além das marchinhas, se juntaram e fundaram o movimento Mudança Já
.


3) De que forma esse engajamento afeta a sua vida hoje?

R-) Todos os coordenadores e membros do movimento tem suas tarefas do dia-a-dia estudos e trabalho, mas ao máximo dentro dos espaços que nos são livres vamos conciliando com o MJ, uns mais ativamente e outros um pouco menos. O que achamos ser o nosso grande diferencial, e acreditamos que por isso não paramos de crescer, é que presamos pela UNIÃO dos coordenadores e sempre ao máximo decidir as coisas por consenso, se não por voto de maioria, a final vivemos pela democracia.



4) Quais são os objetivos da página/movimento”?

R-) O Movimento Mudança Já é um movimento apartidário por uma gestão pública descente, educação e cidadania, então aonde enxergamos a possibilidade de mudança e se enquadre nesses princípios estamos lá apoiando, ajudando e organizando. Os nossos mais recentes atos foram a campanha para doação de sangue, aonde fizemos um pequeno ato de conscientização em São Paulo na Av. Paulista / MASP e de lá seguimos para o maior hemocentro da América Latina, o das Clínicas e fizemos a doação de sangue, e agora estamos com a faixa da indignação aonde estamos coletando o protesto e reivindicação do povo a cerca da corrupção e a impunidade, essa faixa está rodando o país e quando alcançarmos 10km de faixa com protesto e reivindicação vamos em um grande ato levar para o Congresso Nacional.

 

5) Quais são as estratégias de ação?”

R-) Conscientização e apoio na divulgação através das mídias e redes sociais na internet. E muita luta através de atos e ações criativas como o Desfile dos Corruptos e o Dia da Verdade, atos esses que estão registrados em nosso blog e na nossa fanpage com fotos, vídeos e informações de como aconteceram e acontecerão.


6) Como você está avaliando os resultados do julgamento do mensalão no STF?

R-) Por um lado avaliamos como positivo e por outro nem tanto assim. Isso porque por um lado alerta alguns membros de alguns partidos políticos, principalmente aqueles que agem de forma corrupta e por outro lado nem tanto positivo, pois no Brasil temos inúmeras condenações por improbidade administrativa, por exemplo, mas não há continuação, pois o desvio não volta aos cofres público, fazendo assim valer a ideia de que o crime compensa.
 


7) Antes do julgamento começar, havia receito de que “tudo acabasse em pizza”, como se diz no Brasil, sem implicações de responsabilidades. Qual a sua avaliação sobre fato de ter havido condenações, inclusive de pessoas que ocupavam altos cargos públicos?

R-) No Brasil, por mais que tenha evoluído no combate a corrupção, criando mecanismos de fiscalização como os tribunais de contas, polícia federal, ministério público dentre outros, estão todos amarrados a ordens e indicações do(a) chefe do executivo que é regido por partido político, o que gera sempre favorecimento de interesses. No caso do mensalão surpreendentemente houve rompimento político de quase todos os ministros, em uma jogada que julgamos teatral, visando mostrar a independência do poder judiciário e o aparecimento para os holofotes, uma vez que a imprensa que é comprada e amordaçada, estava em cima do caso graças a opinião pública muito forte, e ainda só foi conhecido o caso, pois houve um delator, um quadrilheiros envolvidos no esquema do mensalão delatou. Nós, povo brasileiro, não podemos ficar a mercê de rupturas políticas ou não, haja vista o ministro Lewandovsky e o Dias Tofolli. Os três poderes devem ter autonomia, portanto julgamos incorreto esse sistema de indicação dos ministros do STF pelo(a) chefe do executivo, que é claro, tem seus próprios interesses partidários. Para um sistema Republicano realmente democrático funcionar tem que ser empregado a autonomia dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário. E por fim, havia o receio de que acabasse tudo em pizza justamente por conta dessa amarra de interesses partidários aonde o poder judiciário não tem verdadeiramente autonomia.


8) Em entrevista aqui em NY, um dos ministro do STJ, afirmou: “o julgamento do mensalão é um marco pro país, pois está punindo, a um só tempo corrupção e crime de colarinho branco. O STF mostra que os poderosos não estão sob o manto da impunidade.” Você concorda com esta afirmação? Em parte? Ou não concorda? Por que?
R-) Em parte, porque surpreendentemente a maioria dos ministros estão agindo de maneira independente, o que poderia não ter acontecido, mesmo porque a indicação desses mesmos ministros é feita pelo(a) chefe do executivo, aquilo que consideremos errado.


9) Que consequências você acha que o julgamento do mensalão pode ter para o Brasil? Pode significar um ponto de virada em direção a mais ética na política brasileira? Sim, não, por que?
R-) Sim, pode significar um ponto de virada em direção a mais ética desde que o judiciário tenha autonomia. Mas mesmo assim traz consequências positivas, pois alerta alguns membros dos partidos políticos, principalmente aqueles que agem de forma corrupta.


10)Ao analisar a reação da sociedade brasileira em relação à corrupção, diria que existe apatia? Ou existe mobilização? Por que?
R-) Não é bem uma apatia, pois muitos reclamam e se indignam, acontece que está cômodo para os cidadãos criticar em frente da telinha, televisão e computador, sem precisar levantar a “bunda” do sofá ou da cadeira. Isso acreditamos acontecer, pois hoje no Brasil temos uma pseudoliberdade, aonde não se vê corriqueiramente e de forma direta o cerceamento da liberdade, sem falar que a corrupção não está atingindo diretamente no bolso de cada cidadão, portanto não tem aquele gás que tínhamos antigamente, por exemplo, nos tempos da Ditadura no Brasil. É aquele pensamento, “para que mexer, mudar se está bom assim?”. 


11) Você acredita na força de movimentos sociais contra a corrupção? Pode citar alguma situação em que a participação popular fez diferença? A aprovação da lei da Ficha Limpa, a partir de demanda popular, seria um exemplo?
R-) Acreditamos que movimentos populares servem para pressão e conscientização, para que com combate em medidas pontuais se somatizem e junto com desenvolvimento cultural, dado pela conscientização, poça então, de forma natural, vir a mudança que tanto precisamos. A aprovação da lei da Ficha Limpa pode ser um exemplo da força popular, mas deve-se ir um pouco além pressionando para que barbaridades, com emendas, não alterem em nada o projeto de iniciativa popular.


12) Casos de corrupção não são novidade no Brasil. Há 20 anos testemunhamos o impeachment de Collor. O que falta para que o Brasil siga um caminho de mais transparência na política?
R-) Nós enxergamos falta de educação e cultura como os maiores problemas para a falta de transparência. Essas duas coisas fazem com que temos um sistema centralizador de poder e os três poderes fiquem a mercê do jogo partidário de interesses praticado pelos chefes do poder executivo.


13) Nos últimos 20 anos o Brasil vem aperfeiçoando e aparelhando instituições de controle e investigação sobre uso do dinheiro público, como os tribunais de contas, a criação do Ministério Público, o aparelhamento da Polícia Federal, a Controladoria Geral da União, Advocacia Geral da União. Na sua opinião esses são indicativos de avanço na busca por mais transparência? Onde avançar mais?
R-) Sim, são indicativos, mas deve-se ter a colaboração do(a) poder executivo, pois muitas coisas passam pelo governo e se não houver colaboração nada vai acontecer. Indicações, ordens vem do executivo para tais instituições, não dando autonomia ideal para que possam agir corretamente. No Brasil, até no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros são indicados pelo(a) presidente, que é o chefe do executivo e portanto já sofrem vício, quando não deveriam ser indicados e sim fazer carreira. O STF tem que ser independente.


14) A lei de acesso à informação, em vigor desde 16 de maio, garante ao cidadão acesso a dados oficiais, dos três Poderes, incluindo folha de pagamento de servidores públicos. Na sua opinião, o brasileiro hoje tem condições de também “fiscalizar” o governo?
R-) Nenhuma, de fato eles tem condições de acompanhar, mas ele está atado ao formato do sistema, não conseguindo fazer nada. A exemplo do projeto Sivan, uma ação popular em primeira instância conseguiu parar o projeto, mas em segunda ficou arquivada, e todo dinheiro investido e desviado que deveria voltar para o povo, aos cofres públicos, não se tem informações de que voltou. O que julgamos ser mais importante é a devolução do dinheiro e não apenas condenação a prisão, pois se não, o crime compensa, esse preso pega pena pequena e por bom comportamento fica logo solto e/ou em regime domiciliar. E ainda, a exemplo da Itália o réu pode ser beneficiado por anistia, o que poderá até ser legal. Mas é justo? 


15)De que forma a internet colabora para a cidadania e os movimentos sociais que buscam alguma transformação no Brasil?

R-) A internet no Brasil, serve como mais um meio de ajuda na propagação de alguma ideia, ato, manifestação, acontecimento e auxilia na conscientização do povo em geral.










JUNTOS VAMOS MUDAR ESSE PAÍS - PARA MELHOR E PARA SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário